1-
Jogo é um termo do latim “jocus” que significa gracejo, brincadeira,
divertimento. O jogo é uma atividade física ou intelectual que integra um
sistema de regras e define um indivíduo (ou um grupo) vencedor e outro perdedor. Nos últimos tempos, os jogos também tem sido
utilizados como uma das principais ferramentas a serviço de educação. Enquanto
o jogo é uma atividade mais própria da infância ,os adultos também o utilizam
para descarregar seu estresse e sem dúvida é uma atividade de estreita
realização quando se é menino já que implica uma interação social que ajudará o
indivíduo no desenvolvimento para aprender e se acostumar á vida em um
meio social.
-
Existem vários tipos de jogos, alguns deles são
:
- Jogos de estratégia - os jogos de
estratégia se focam na sabedoria e habilidades do usuário, principalmente no
que tange à construção ou administração de algo. O usuário emprega níveis de
pensamento de mais alta ordem e habilidades de solucionar problemas para jogar
e ganhar. EX: Xadrez, futebol, War , Banco Imobiliário , UNO.
- Jogos de ação - os jogos de ação podem
auxiliar no desenvolvimento psicomotor da criança, desenvolvendo reflexos,
coordenação motora e auxiliando no processo de pensamento rápido frente a uma
situação inesperada. O jogador deve reagir rapidamente às circunstâncias,
normalmente atirando, para continuar jogando e ganhar. EX: MMA , Boxe, Capoeira
etc.
- Jogos lógicos - os jogos lógicos desafiam
muito mais a mente do que os reflexos; normalmente são temporizados,
determinando um limite de tempo para o jogador finalizar a tarefa. Nessa
classificação estão incluídos clássicos como xadrez e damas, bem como simples
caça-palavras, palavras-cruzadas e jogos que exigem resoluções matemáticas.
- Jogos de aventura - os jogos de aventura
se caracterizam pelo controle, por parte do usuário, do ambiente a ser
descoberto. Exemplo: RPG
- Jogos treino e prática – os jogos de treino e
prática podem ser usados para revisar material visto em aula, normalmente
conteúdos que exigem memorização e repetição tal como Aritmética e Vocabulário.
EX: Jogo da memória
- Jogos de Simulação – os jogos de
simulação envolvem a criação de modelos dinâmicos e simplificados do mundo
real. Estes modelos permitem a exploração de situações fictícias, de situações
com risco: Quando bem modelado pedagogicamente, podem auxiliar na simulação de
atividades impossíveis de serem vivenciadas em sala de aula, tais como um
desastre ecológico ou um experimento químico. EX: Car Mechanic Simulator
- Jogos de adivinhar – ou jogos de
construção são formados por charadas em seus vários níveis. Entre eles
encontra-se o jogo da forca que consiste em ir adivinhando as letras de
determinada palavra. EX: Cara Cara
-Jogos de passar tempo – também chamados de
jogos de fazer e desfazer. Entre eles encontram-se os jogos de colorir imagens
para imprimir, os jogos para a composição de fotografias e exposição posterior.
O XADREZ : Existem diversos
tipos de batalhas que o ser humano pode travar, sendo muitas delas com mortes e
armas. Porém, poucas estimulam a inteligência das pessoas, como é o caso do xadrez que é um dos jogos mais fascinantes do
mundo. Esse jogo além da inteligência estimula a concentração, percepção,
astúcia e técnica.
O xadrez é jogado em um
tabuleiro com 64 casas alternadas entre brancas e pretas. Cada jogador tem 16
peças, brancas ou pretas, e cada peça tem seus próprios movimentos e
importância. O objetivo é capturar o rei inimigo dando xeque-mate.
As peças do xadrez são:
- 8 peões: andam para frente (uma casa por vez) só podendo capturar outras peças que estão em posição diagonal.
- 8 peões: andam para frente (uma casa por vez) só podendo capturar outras peças que estão em posição diagonal.
- Duas torres: andam
vertical e horizontalmente (quantas casas quiserem).
- Dois cavalos: andam em forma de L (3X1) podendo pular outras peças.
- Dois bispos: andam nas diagonais.
- Um rei: pode fazer o movimento das demais peças (menos o cavalo) porém ele só anda uma casa por vez.
- Rainha: faz o mesmo movimento do rei, porem anda quantas casas quiser.
- Dois cavalos: andam em forma de L (3X1) podendo pular outras peças.
- Dois bispos: andam nas diagonais.
- Um rei: pode fazer o movimento das demais peças (menos o cavalo) porém ele só anda uma casa por vez.
- Rainha: faz o mesmo movimento do rei, porem anda quantas casas quiser.
Acredita-se que o xadrez
começou na Índia, chegando ate os árabes. Na idade média, chegou à Europa
(Itália e Espanha). No fim do século XVI iniciaram-se os campeonatos, com
destaque para o espanhol Luiz Lopes e, depois dele, muitos competidores que
fizeram história com suas táticas. O xadrez é atualmente o jogo de tabuleiro
com maior número de fãs no mundo, principalmente desde 1948 com o início do
campeonato mundial.
Existem ainda algumas variações que superam as dificuldades do xadrez convencional. Trata-se do xadrez no escuro, que tem as seguintes modalidades:
Existem ainda algumas variações que superam as dificuldades do xadrez convencional. Trata-se do xadrez no escuro, que tem as seguintes modalidades:
O xadrez às escuras – em
que um dos jogadores não visualiza o tabuleiro, joga mentalmente.
O xadrez simultâneo
às cegas – em que um jogador, sem visualizar um tabuleiro, joga simultaneamente
várias partidas com vários jogadores ao mesmo tempo. O xadrez duplamente às
escuras conhecido por Kriegspiel – os jogadores ficam de costas um para o
outro, sem visualizar o tabuleiro. Nessa modalidade, um juiz mexe as peças em
um tabuleiro, de acordo com as jogadas de cada um. Os jogadores realizam todas
as jogadas mentalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário