quarta-feira, 12 de outubro de 2016

HANDEBOL E FUTSAL - IV UNIDADE - 2016

CERPV 
12-10-2016
Nome : Júlia , Carolaine , Emilly e Janine 




                                               HANDEBOL 

Em 29 de outubro de 1917, surgiu uma modificação no aperfeiçoamento do Handebol. O professor alemão da Escola Normal de Educação Física de Berlim Karl Schelenz, com a colaboração de dois patrícios, Max Heiser e Erich Konig trabalharam na formação do Handebol como esporte competitivo. No sentido de obter uma divulgação maior, enviou este trabalho, juntamente com as regras especiais do Handebol de campo, a países como: Estados Unidos, Irlanda, Itália, Suíça, França, etc. Foi assim que surgiu este esporte competitivo, que anteriormente, era praticado apenas como preliminar e mais pelo sexo feminino. Agora, já seria praticado também pelo sexo masculino, o que aumentaria ainda mais o espírito de competição. É por essa razão que  Karl Schelenz, é chamado de o pai do Handebol.


   Regras básicas

1) Dimensões da quadra: 40x20m.
2) Distância que devem observar os jogadores adversários até que os tiros sejam cobrados: 3m.
3) É considerado gol: Quando a bola ultrapassar completamente a linha de gol.
4) Tiro de 7m: É cobrado quando um jogador de quadra passa a bola para o seu próprio goleiro dentro da área de gol. Durante a execução de um tiro de 7m qual a colocação dos jogadores de defesa e de ataque é fora da linha dos 9m
5) Sanções disciplinares: No jogo as sanções são progressivas seguindo a ordem: advertência, exclusão, desqualificação, expulsão.
6) Passos:  Pode-se dar, no máximo, 3 passos com a bola na mão.
7) 4 casos onde é ordenado Tiro Livre:
É ordenado Tiro Livre no handebol nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador, lance de saída irregular, manejo irregular da bola, comportamento incorreto para com o adversário, execução ou conduta irregular no lance livre e no tiro de 7m; conduta anti-desportiva.
8) Equipe de arbitragem: A equipe é composta por dois árbitros assistidos por um secretário (que é o marcador dos gols, faltas,etc.) e por um cronometrista.

9) Tiro de meta: O tiro de meta no handebol é ordenado quando antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada, por último, num jogador da equipe que ataca ou pelo goleiro da defensora.
10) Tiro de lateral: Na execução deste tiro, uma parte do pé do executor deve estar em contato permanente com o solo. É permitido levantar o outro pé e recolocá-lo no solo diversas vezes.


Fundamentos
O jogo de handebol é constituído por dois tempos de 30 (trinta) minutos com 10 (dez) minutos de intervalo entre eles, nas últimas olimpíadas ¾ em Atlanta 1996 ¾ foi permitida a utilização do tempo, como no voleibol. O objetivo básico do jogo de handebol é manobrar o adversário passando a bola hábil e rapidamente entre os jogadores e quando possível arremessá-la ao gol adversário, marcando um ponto caso a bola ultrapasse completamente a linha de gol. É preciso muito jogo de corpo para enganar o adversário e deixar um companheiro livre. Como no futebol e no basquete, é preciso mudar rapidamente de direção, velocidade e usar passes inesperados (às vezes no estilo NBA) para atingir o gol.
As punições no handebol são bastante rígidas e variam desde a advertência com o cartão amarelo até a desclassificação com o vermelho. A seguir, uma lista com todas as punições possíveis:
Cartão amarelo (advertência): serve como advertência a um jogador, é usado em algumas faltas, por reclamação ou quando o jogador não deixa a bola no lugar após a marcação do árbitro.
Dois minutos: o jogador de handebol que receber esta punição deve ficar por dois minutos fora do jogo, sem direito à substituição, ou seja, seu time fica com um jogador a menos durante dois minutos, esta punição é dada a faltas violentas ou a substituições incorretas. O jogador também recebe dois minutos caso for receber o segundo amarelo e caso o time já tenha dois amarelos, o próximo cartão será substituído por um dois minutos.
Cartão vermelho (desqualificação): quando um jogador receber um cartão vermelho ele deve retirar-se da quadra, também do banco de reservas e não pode mais voltar para a quadra durante a partida. O time fica com um jogador a menos durante dois minutos e depois desse tempo pode completar o time com outro jogador, desde que não seja aquele que foi expulso. Um jogador de handebol não pode receber mais de três durante uma partida, se isso acontecer ele é desclassificado do jogo, como se tivesse ganho um cartão vermelho. 






FUTSAL


  O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras, na década de 1930. O futsal é muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais atividades esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país. O Futsal foi criado na cidade de Montevidéu (Uruguai) no ano de 1933. O criador foi o professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani Gravier. Este professor batizou o esporte como Indoor-Foot-Ball. 




Características e regras do Futsal

- As equipes são formadas por 5 jogadores de linha (sendo um goleiro) e 7 jogadores, no máximo, como reservas.

- O Futsal é praticado em quadra retangular de piso rígido, com medidas que variam de acordo com a categoria. Na Liga de Futsal Masculina, por exemplo, a quadra deve ter entre 38 e 42 metros de comprimento por 18 a 25 de largura. 

- A bola de futsal (categoria adulto masculino) deve ter entre 62 e 64 cm de circunferência e peso entre 400 e 440 gramas pelas regras FIFA. Pelas regras da AMF (Associação Mundial de Futsal), a bola deve ter entre 60 e 62 cm de circunferência e peso entre 430 e 450 gramas.

- O árbitro pode usar dois cartões para punir as faltas. O amarelo (advertência) e o vermelho (expulsão por 2 minutos ou pode ser substituído ao tomar um gol) nas regras FIFA. Já nas regras da AMF, ele pode usar três cartões: amarelo, vermelho e azul.

- As substituições podem ocorrer a qualquer momento e em número indeterminado, nas regras estabelecidas pela FIFA. Já pelas regras da AMF, as substituições só podem ocorrer com a partida parada.

- Os jogos da categoria adulto ocorrem em 40 minutos (2 tempos de 20 minutos).

- O posicionamento de uma equipe de futsal segue o seguinte esquema: goleiro (defende o gol com mãos e pés e também pode atacar), fixo (jogador de defesa), ala (joga mais pelas laterais), pivô (movimenta-se no ataque e arma jogadas).

- Os laterais e escanteios são cobrados pelos pés, de acordo com as regras FIFA. Já nas regras da AMF, eles são cobrados com as mãos.





quinta-feira, 18 de agosto de 2016


CERPV
18/08/2016
 Equipe : Júlia , Carolaine , Emilly , Janine e Calil - 2* Matutino

 Voleibol ( nos Jogos Olímpicos ) 

 O voleibol foi jogado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em 1924, como parte de um evento especial onde foram apresentados esportes americanos. Apenas após a Segunda Guerra Mundial, todavia, começou-se a considerar a possibilidade de adicioná-lo ao programa das Olimpíadas, sob a pressão da recém-formada Federação Internacional (1947) e algumas das confederações continentais. A competição foi um sucesso, e o esporte foi oficialmente introduzido em 1964. O torneio olímpico de voleibol era originalmente uma competição bastante simples, com formato semelhante ao que é empregado até hoje na Copa do Mundo: cada time disputava uma partida contra todos e o vencedor era aquele com maior número de vitórias ou, em caso de empate, um maior set  ou point average. A principal desvantagem deste sistema - usualmente denominado confronto direto ou round-robin - é que os vencedores podiam ser determinados antes do final da competição, o que fazia o público perder o interesse nos jogos remanescentes.

 * A quadra de vôlei tem 18 metros de comprimento e 9 metros de largura. A rede de 1 metro que divide a quadra tem entre 9,5 a 10 metros de comprimento e 2,43 metros de altura para os homens e 2,24 metros para as mulheres.




* A quadra de vôlei de praia tem 16 metros de comprimento e 8 metros de largura. No vôlei de praia, cada equipe consiste em apenas dois jogadores.

 * No vôlei de quadra, as equipes iniciam cada ponto com três jogadores próximos à rede e três jogadores no fundo da quadra. Quando o serviço é concluído, os jogadores podem deixar suas posições.

 A história  da modalidade nas Olimpíadas tem um fato interessante e até incomum. Em Tóquio- 1968 , o vôlei entrou no programa Olímpico simultaneamente no masculino e no feminino. Desde a estreia , quando a União Soviética , entre homens , e o Japão , entre as mulheres , conquistaram as primeiras medalhas de ouro ,a modalidade não deixou de ser Olímpica. 


   No Brasil o vôlei virou um modelo de sucesso a ser seguido por outros esportes. Emplacando uma geração vencedora atrás da outra, de Atenas-2004 a Londres-2012, o Brasil não ficou de fora do pódio uma vez sequer. Nesse período, o país conquistou um ouro (2004) e duas pratas (2008 e 2012) no masculino, além de dois ouros (2008 e 2012) no feminino.

O vôlei tem alguns personagens inusitados que nem sempre estão dentro das quatro linhas. Observando do banco de reservas, alguns treinadores ganham notoriedade por suas atitudes à beira da quadra e, principalmente, durante os tempos técnicos.
O precursor desse “estilo” foi o japonês Hirofumi Daimatsu. Gerente do departamento de contabilidade de uma fábrica de tecelagem, da qual saíram 10 de suas 12 jogadoras, Daimatsu era um “general”. Além das rotinas massacrantes de treino, que duravam seis horas, sete dias por semana, o japonês insultava e chegava a bater em suas comandadas. Mesmo com os métodos nada louváveis, as japonesas, sob o comando de Daimatsu, foram cam'peãs olímpicas em Tóquio-1964, vencendo todas as partidas e cedendo apenas um set.
O “tirano” mais famoso, no entanto, é o russo Nikolay Karpol. Formado pela escola soviética, o comandante gritava tanto com suas jogadoras nos tempos técnicos que constrangia quem estivesse assistindo ao jogo. O comportamento de Karpol, bicampeão olímpico em 1980 e 1988, fez com que ele fosse vaiado por torcidas ao redor do mundo. Apesar do temperamento explosivo, o russo é um dos maiores vencedores do esporte e tem seu nome eternizado no Hall da Fama do vôlei.
     
Estreantes em Jogos Olímpicos, as brasileiras Ágatha e Bárbara Seixas entraram para a história do vôlei de praia ao conquistarem uma vaga na final dos Jogos Rio-2016 com uma vitória sobre a veterana norte-americana Kerri Walsh, jogadora mais vitoriosa da modalidade na atualidade. As duas venceram Walsh e sua parceira April Ross, favoritas ao título, por 2 sets a 0 - com parciais de 22/20 e 21/18, em 48 minutos de jogo. A partida quebrou a invencibilidade da lenda norte-americana em Olimpíadas.Fonte: iG Olimpiadas - iG @ http://esporte.ig.com.br/olimpiadas/2016-08-17/volei-praia-agatha-barbara-semifinal-brasil-eua-rio-2016.html
Estreantes em Jogos Olímpicos, as brasileiras Ágatha e Bárbara Seixas entraram para a história do vôlei de praia ao conquistarem uma vaga na final dos Jogos Rio-2016 com uma vitória sobre a veterana norte-americana Kerri Walsh, jogadora mais vitoriosa da modalidade na atualidade. As duas venceram Walsh e sua parceira April Ross, favoritas ao título, por 2 sets a 0 - com parciais de 22/20 e 21/18, em 48 minutos de jogo. A partida quebrou a invencibilidade da lenda norte-americana em Olimpíadas.Fonte: iG Olimpiadas - iG @ http://esporte.ig.com.br/olimpiadas/2016-08-17/volei-praia-agatha-barbara-semifinal-brasil-eua-rio-2016.html
Estreantes em Jogos Olímpicos, as brasileiras Ágatha e Bárbara Seixas entraram para a história do vôlei de praia ao conquistarem uma vaga na final dos Jogos Rio-2016 com uma vitória sobre a veterana norte-americana Kerri Walsh, jogadora mais vitoriosa da modalidade na atualidade. As duas venceram Walsh e sua parceira April Ross, favoritas ao título, por 2 sets a 0 - com parciais de 22/20 e 21/18, em 48 minutos de jogo. A partida quebrou a invencibilidade da lenda norte-americana em Olimpíadas.Fonte: iG Olimpiadas - iG @ http://esporte.ig.com.br/olimpiadas/2016-08-17/volei-praia-agatha-barbara-semifinal-brasil-eua-rio-2016.html
Estreantes em Jogos Olímpicos, as brasileiras Ágatha e Bárbara Seixas entraram para a história do vôlei de praia ao conquistarem uma vaga na final dos Jogos Rio-2016 com uma vitória sobre a veterana norte-americana Kerri Walsh, jogadora mais vitoriosa da modalidade na atualidade. As duas venceram Walsh e sua parceira April Ross, favoritas ao título, por 2 sets a 0 - com parciais de 22/20 e 21/18, em 48 minutos de jogo. A partida quebrou a invencibilidade da lenda norte-americana em Olimpíadas.Fonte: iG Olimpiadas - iG @ http://esporte.ig.com.br/olimpiadas/2016-08-17/volei-praia-agatha-barbara-semifinal-brasil-eua-rio-2016.html

Estreantes em Jogos Olímpicos, as brasileiras Ágatha e Bárbara Seixas entraram para a história do vôlei de praia ao conquistarem uma vaga na final dos Jogos Rio-2016 com uma vitória sobre a veterana norte-americana Kerri Walsh, jogadora mais vitoriosa da modalidade na atualidade. As duas venceram Walsh e sua parceira April Ross, favoritas ao título, por 2 sets a 0 - com parciais de 22/20 e 21/18, em 48 minutos de jogo. A partida quebrou a invencibilidade da lenda norte-americana em Olimpíadas.Fonte: iG Olimpiadas - iG @ http://esporte.ig.com.br/olimpiadas/2016-08-17/volei-praia-agatha-barbara-semifinal-brasil-eua-rio-2016.html
Estreantes em Jogos Olímpicos, as brasileiras Ágatha e Bárbara Seixas entraram para a história do vôlei de praia ao conquistarem uma vaga na final dos Jogos Rio-2016 com uma vitória sobre a veterana norte-americana Kerri Walsh, jogadora mais vitoriosa da modalidade na atualidade. As duas venceram Walsh e sua parceira April Ross, favoritas ao título, por 2 sets a 0 - com parciais de 22/20 e 21/18, em 48 minutos de jogo. A partida quebrou a invencibilidade da lenda norte-americana em Olimpíadas.Fonte: iG Olimpiadas - iG @ http://esporte.ig.com.br/olimpiadas/2016-08-17/volei-praia-agatha-barbara-semifinal-brasil-eua-rio-2016.html

Estreantes em Jogos Olímpicos, as brasileiras Ágatha e Bárbara Seixas entraram para a história do vôlei de praia ao conquistarem uma vaga na final dos Jogos Rio-2016 com uma vitória sobre a veterana norte-americana Kerri Walsh, jogadora mais vitoriosa da modalidade na atualidade. As duas venceram Walsh e sua parceira April Ross, favoritas ao título, por 2 sets a 0 - com parciais de 22/20 e 21/18, em 48 minutos de jogo. A partida quebrou a invencibilidade da lenda norte-americana em Olimpíadas.Fonte: iG Olimpiadas - iG @ http://esporte.ig.com.br/olimpiadas/2016-08-17/volei-praia-agatha-barbara-semifinal-brasil-eua-rio-2016.html

terça-feira, 12 de julho de 2016

Aula do dia 07-07-2016 BASQUETE

CERPV 

O7.07,2016

Grupo : Júlia , Carolaine , Calil , Emilly e Janine ( 2º MATUTINO ) 


No dia 07 de Julho , fomos os responsáveis pela aula do dia. O jogo colocado foi o Basquete. Cada partida durava 08 minutos , e os times eram compostos por 03 meninos e 02 meninas. E íamos revezando á cada fim do tempo. Todos os alunos participaram , exceto Ellen , mas tem o conhecimento do professor. Aliomar que não participou e Gleice que faltou no dia. 

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Atividade do dia 12 de maio de 2016 - Obesidade.

OBESIDADE


Conceito de Obesidade: Obesidade é um termo com origem no latim obesitas que significa excesso de gordura e caracteriza o indivíduo gordo, com excessivo volume do ventre e de outras partes do corpo. Tipos de obesidade :
  • Obesidade nutricional - Quando uma pessoa ingere excesso de calorias, através de alimentos com muita gordura;
  • Obesidade psicológica - Causada por distúrbios ou condições psicológicas adversas como estresse e ansiedade;
  • Obesidade comportamental - Tem origem em erros de comportamento da pessoa, como sedentarismo ou falta de exercício físico.
  • obesidade mórbida é uma doença grave, que pode ter consequências críticas para um indivíduo. Normalmente uma pessoa é considerada obesa mórbida quando o seu Índice de Massa Corporal está entre os 40 e 49,9.
Além disso, alguns especialistas identificam outros dois tipos de obesidade:
  • Feminina (ou ginecóide) onde a gordura se acumula especialmente nos quadris, coxas e nádegas;
  • Masculina (ou andróide), onde a gordura se acumula mais na zona da cintura.

Causas da Obesidade: As causas que contribuem para um peso excessivo são muitas, sendo o estilo de vida ocidental (má alimentação, consumo de fast food - alimentos extremamente calóricos, sedentarismo, stress) a principal delas. A obesidade também pode ser causada por vários distúrbios hormonais.

Consequências da Obesidade:
1. Doenças cardiovasculares
O excesso de gordura acumulada nas artérias pode levar ao aparecimento de hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e ataque cardíaco. Além disso, pode contribuir para o aumento dos triglicerídeos e do colesterol e para o desenvolvimento ou agravamento de varizes.
2. Complicações metabólicas
O excesso de peso contribui para um maior risco de desenvolver diabetes mellitus tipo 2 e gota.
3. Problemas respiratórios
Geralmente o paciente obeso devido à grande quantidade de gordura tem dificuldade em respirar e fica cansado facilmente e, pode apresentar apneia de sono.
4. Complicações no aparelho urinário e reprodutor
A mulher obesa pode ter amenorreia, que é a ausência da menstruação, produção excessiva de pelos no queixo, costas e barriga e até mau funcionamento dos rins. No homem é comum o surgimento de incontinência urinária de esforço e infertilidade.
5. Desgaste dos ossos e articulações
O excesso de peso pode levar ao desgaste precoce das articulações da coluna, dos joelhos e tornozelos, havendo maior risco de desenvolver hérnias e maior chance de quedas e fraturas.
6. Surgimento de câncer
A má alimentação leva ao aumento do risco de desenvolver, no homem, câncer colo-retal e câncer da próstata e, na mulher, câncer de mama, do endométrio, do ovário e das vias biliares.
Os indivíduos com obesidade mórbida, que é quando tem IMC igual ou superior a 40, têm ainda maior risco de desenvolver estes problemas de saúde e por em risco a vida.

Prevenção da Obesidade:
1º Mantenha-se ativo
A maneira mais comum de prevenir a obesidade é levando um estilo de vida ativo. Atividades simples, como optar por usar escadas ao invés de elevadores ou caminhar até o trabalho quando possível, podem ajudar muito.

2º Alimente-se de maneira saudável
A FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos) recomenda que uma pessoa consuma em media 2.000 calorias por dia, distribuídas em alimentos tais como lácteos, carnes, cereais, frutas, verduras e legumes.
3º Controle seu peso
É importante nos pesarmos uma vez por semana para controlarmos o peso. Se notarmos um ganho de peso, devemos tomar as medidas apropriadas para perdê-lo. Outra opção pode ser comprar uma esteira para trabalhar o corpo em casa.
4º Beba agua
Muitas vezes, as pessoas confundem a desidratação com os sinais de fome. A FDA recomenda bebermos de oito a dez copos d’água por dia. A água limpa e desintoxica todas as impurezas do organismo. Lembre-se de que é importante que seja água natural, sem aromatizantes ou qualquer tipo de sucos ou açúcares.

5º Mantenha a comida não saudável fora de sua alimentação ao máximo
O atrativo desse tipo de comida pode ser muito difícil de suportar às vezes e podemos sucumbir à tentação. Porém, seja inteligente e tente cortar esse tipo de produto de sua alimentação.

6º Coma apenas quando sentir fome
Estudos demonstraram que as pessoas naturalmente magras são assim porque comem apenas quando sentem fome. Comer apenas quando nosso corpo nos indica a necessidade, é uma boa maneira de prevenir a obesidade.


 - Atividades físicas : 
*A atividade física também não pode ser insustentável. O ideal é a prescrição de 300 minutos de atividade moderada ou 150 minutos de exercício físicos intensos por semana, distribuídos ao longo da semana. Devem ser respeitados os limites de cada paciente, como pacientes com dores articulares que se beneficiam mais de atividades na água ou sem impacto. Veja alguns conselhos para começar os exercícios.
  • Pacientes extremamente descondicionados podem precisar de reabilitação, acompanhada ou não
  • Podemos trocar elevadores por escadas, tentar caminhadas curtas e brincadeiras recreativas
  • Ingressar em grupos de pessoas que já fazem treinamento físico ou com quem tem algum laço afetivo, como brincar com filhos e netos, pode servir de encorajamento
  • Evite atividades que não condizem com o orçamento mensal - se ele esta curto, não vamos nos inscrever em uma academia cara, podemos optar por uma caminhada ao ar livre ou futebol recreativo com os amigos
  • Evitar períodos sentado ou deitado. Quando estiver no telefone, caminhe. Se possível, fique mais tempo de pé. 
  •   Exemplos:
  • caminhadas, corridas, bicicleta, natação , dança , pular corda , fazer agachamentos ou flexões, fazer alongamentos , nadar , pedalar , futsal , handebol , basquetebol , voleibol etc. 

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Conceito e tipos de jogos e Xadrez

Atividade do dia 25/02/2016



1-      Jogo é um termo do latim “jocus” que significa gracejo, brincadeira, divertimento. O jogo é uma atividade física ou intelectual que integra um sistema de regras e define um indivíduo (ou um grupo) vencedor e outro perdedor.  Nos últimos tempos, os jogos também tem sido utilizados como uma das principais ferramentas a serviço de educação. Enquanto o jogo é uma atividade mais própria da infância ,os adultos também o utilizam para descarregar seu estresse e sem dúvida é uma atividade de estreita realização quando se é menino já que implica uma interação social que ajudará o indivíduo no desenvolvimento para aprender e se acostumar á vida em um
meio social.

-      Existem vários tipos de jogos, alguns deles são :
- Jogos de estratégia - os jogos de estratégia se focam na sabedoria e habilidades do usuário, principalmente no que tange à construção ou administração de algo. O usuário emprega níveis de pensamento de mais alta ordem e habilidades de solucionar problemas para jogar e ganhar. EX: Xadrez, futebol, War , Banco Imobiliário , UNO.

- Jogos de ação - os jogos de ação podem auxiliar no desenvolvimento psicomotor da criança, desenvolvendo reflexos, coordenação motora e auxiliando no processo de pensamento rápido frente a uma situação inesperada. O jogador deve reagir rapidamente às circunstâncias, normalmente atirando, para continuar jogando e ganhar. EX: MMA , Boxe, Capoeira etc.

- Jogos lógicos - os jogos lógicos desafiam muito mais a mente do que os reflexos; normalmente são temporizados, determinando um limite de tempo para o jogador finalizar a tarefa. Nessa classificação estão incluídos clássicos como xadrez e damas, bem como simples caça-palavras, palavras-cruzadas e jogos que exigem resoluções matemáticas.

- Jogos de aventura - os jogos de aventura se caracterizam pelo controle, por parte do usuário, do ambiente a ser descoberto. Exemplo: RPG

-  Jogos treino e prática – os jogos de treino e prática podem ser usados para revisar material visto em aula, normalmente conteúdos que exigem memorização e repetição tal como Aritmética e Vocabulário. EX: Jogo da memória

- Jogos de Simulação – os jogos de simulação envolvem a criação de modelos dinâmicos e simplificados do mundo real. Estes modelos permitem a exploração de situações fictícias, de situações com risco: Quando bem modelado pedagogicamente, podem auxiliar na simulação de atividades impossíveis de serem vivenciadas em sala de aula, tais como um desastre ecológico ou um experimento químico. EX: Car Mechanic Simulator

- Jogos de adivinhar – ou jogos de construção são formados por charadas em seus vários níveis. Entre eles encontra-se o jogo da forca que consiste em ir adivinhando as letras de determinada palavra. EX: Cara Cara

-Jogos de passar tempo – também chamados de jogos de fazer e desfazer. Entre eles encontram-se os jogos de colorir imagens para imprimir, os jogos para a composição de fotografias e exposição posterior.

O XADREZ : Existem diversos tipos de batalhas que o ser humano pode travar, sendo muitas delas com mortes e armas. Porém, poucas estimulam a inteligência das pessoas, como é o caso do xadrez que é um dos jogos mais fascinantes do mundo. Esse jogo além da inteligência estimula a concentração, percepção, astúcia e técnica.
O xadrez é jogado em um tabuleiro com 64 casas alternadas entre brancas e pretas. Cada jogador tem 16 peças, brancas ou pretas, e cada peça tem seus próprios movimentos e importância. O objetivo é capturar o rei inimigo dando xeque-mate.
As peças do xadrez são:
- 8 peões: andam para frente (uma casa por vez) só podendo capturar outras peças que estão em posição diagonal.
- Duas torres: andam vertical e horizontalmente (quantas casas quiserem).
- Dois cavalos: andam em forma de L (3X1) podendo pular outras peças.
- Dois bispos: andam nas diagonais.
- Um rei: pode fazer o movimento das demais peças (menos o cavalo) porém ele só anda uma casa por vez.
- Rainha: faz o mesmo movimento do rei, porem anda quantas casas quiser.

Acredita-se que o xadrez começou na Índia, chegando ate os árabes. Na idade média, chegou à Europa (Itália e Espanha). No fim do século XVI iniciaram-se os campeonatos, com destaque para o espanhol Luiz Lopes e, depois dele, muitos competidores que fizeram história com suas táticas. O xadrez é atualmente o jogo de tabuleiro com maior número de fãs no mundo, principalmente desde 1948 com o início do campeonato mundial.
Existem ainda algumas variações que superam as dificuldades do xadrez convencional. Trata-se do xadrez no escuro, que tem as seguintes modalidades:
O xadrez às escuras – em que um dos jogadores não visualiza o tabuleiro, joga mentalmente.

O xadrez simultâneo às cegas – em que um jogador, sem visualizar um tabuleiro, joga simultaneamente várias partidas com vários jogadores ao mesmo tempo. O xadrez duplamente às escuras conhecido por Kriegspiel – os jogadores ficam de costas um para o outro, sem visualizar o tabuleiro. Nessa modalidade, um juiz mexe as peças em um tabuleiro, de acordo com as jogadas de cada um. Os jogadores realizam todas as jogadas mentalmente.