* De acordo com as necessidades do treinamento, podemos dividir a resistência em dois tipos:
- Geral: é a capacidade de desenvolver uma atividade por um tempo prolongado, envolvendo muitos grupos musculares e sistemas (SNC, neuromuscular e cardiorrespiratório). ↑duração, ↓intensidade.
- Específica: depende das particularidades de cada desporto, com seus movimentos específicos e muitas repetições. ↓duração, ↑intensidade.
Tipos de resistência:
* Aeróbica ( Dinâmica e estática) A Resistência "pura", como capacidade de suportar esforços de enorme duração,evitando a acumulação do ácido láctico, recorrendo a utilização do oxigênio e dos nutrientes para manter a atividade indefinidamente.
* Anaeróbica ( Dinâmica ) Também resistência de velocidade, ritmo de resistência ou apenas resistência. A exigência surge no exercício anaeróbico com carga dinâmica de intensidade de ritmo máximo, em consequência disso , apenas nos movimentos cíclicos ( que se repetem), pois nos movimentamos acíclicos ( executados numa só vez ) É muito pequena para provocar um cansaço no correspondente.
* Muscular ( Aeróbica, anaeróbica e localizada ) A resistência muscular localizada, tem como objetivo desenvolver no indivíduo uma melhor aptidão cardiovascular, seja para executar as tarefas cotidianas, seja para melhorar a resistência nos esportes. Como o próprio nome diz, essa capacidade física visa dar uma resistência maior a fadiga. Através desse tipo de treinamento, consegue-se uma definição muscular muito evidente devido ao fortalecimentos da musculatura ( tônus muscular) e da consequente oxidação da camada lípidica subcutânea decorrente do treinamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário