Futebol de salão (também referido pelo acrônimo futsal) é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de cinco jogadores. As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu. O goleiro, último jogador responsável por evitar o gol, é o único autorizado a segurar a bola com as mãos. A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols em 40 minutos divididos em dois tempos. Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol que ainda assim é o mais popular. Desde a sua criação até à atualidade existiram diversas variantes da modalidade assim como diversas designações, cujas regras divergem em alguns pontos. Sensivelmente desde a década de 1990 que a variante da modalidade com maior dimensão é designada de Futsal e é disputada segundo as leis e égide da FIFA, enquanto que a modalidade disputada segundo as leis da Associação Mundial de Futsal (AMF) é designada de Futebol de salão. Existe ainda uma terceira variante da modalidade designada de Showbol (também conhecida como Futebol Indoor (português europeu) sendo das três, a que tem menor divulgação mundial.
Fundamentos
Os principais fundamentos do futsal são:
Passe: É quando
o jogador passa a bola para um companheiro da sua equipe.
Drible: É o ato
em que o jogador utiliza-se da bola para enganar o adversário.
Finta: É o ato
de enganar o adversário sem tocar na bola.
Cabeceio: É a
ação de cabecear a bola que tem como objetivo defender ou marcar um gol.
Chute: É a ação
de chutar a bola,quando a bola estiver parada ou em movimento, visando dar a
ela uma trajetória em direção a um objetivo, seja este o gol, outro jogador ou
tirá-la de jogo (existem varias formas de chute).
Recepção: É a
ação de interromper a trajetória da bola vinda de passes ou arremessos.
Condução: É a
ação de progredir com a bola por todos os espaços possíveis de jogo.
Domínio de bola:
Como no futebol, usam-se os pés para dominar a bola.
Chute no gol: Com um dos pés, chute a bola
no gol.
Regras
Desenho Quadra de Futsal apesar da semelhança em vários
pontos com o futebol de campo, as regras do futsal são diferentes. Regras
básicas foram mantidas e outras como a dimensão da quadra, as marcações, número
de jogadores e formas de punição são específicas do futsal. O número de jogares
no futsal, por exemplo, é de 5 jogadores, sendo que um é o goleiro. O número de
reservas permitido são sete jogadores, já o mínimo deve ser cinco. Algumas
regras referentes a quadra são:
Quadra de Jogo
Um retângulo de 25 à 42 metros de comprimento e 16 à 22
metros de largura. Para jogos oficiais o mínimo de comprimento é 30 metros e o
mínimo de largura é 17 metros. Nos jogos nacionais das categorias adultas e
sub-20, a quadra deverá ter no mínimo 38 metros de comprimento por 18 de
largura. Nas partidas internacionais o mínimo são 20 metros de largura e máximo
25 metros de largura. E deve ter no mínimo 38 metros de comprimento e máximo de
42 metros.
Metas: Os chamados “gols” ficam localizados sobre a linha de meta com altura de 2 metros e 3 metros de largura. É obrigatório o uso de uma rede presa às traves e ao solo. Essa rede deve ser de material resistente (para não furar durante o jogo) e com malhas pequenas ( para impedir que a bola passe por ela). Os postes e travessões podem ser feitos com plástico, madeira e ferro e pintados em cores diferentes da quadra de jogo.
Marcação da Quadra:
O tiro livre são os chutes cobrados após a paralisação do
jogo depois de alguma infração cometida na partida. O tiro livro direto é
concedido a uma equipe quando o jogador adversário apresentar as seguintes
atitudes: dar pontapé, derrubar o jogador do outro time, bater, cuspir, tentar
segurar o adversário, empurrar o adversário, oferecer perigo a outro jogador de
maneira imprudente ou praticar uma jogada que atinja de forma perigosa qualquer
jogador. A falta é anotada para a equipe e caso ela ocorra na área penal de
quem cometeu, a equipe adversária executará uma cobrança de uma penalidade
máxima.
Tiro Livre Indireto
Será cobrado quando o jogador adversário apresentar as
seguintes atitudes: ficar com a bola por mais de 4 segundos na área penal, se o
goleiro tocar ou controlar a bola que venha de um tiro lateral ou de canto
cobrado por um companheiro tentar retirar a bola das mãos do goleiro, prender a
bola, tentar enganar o adversário se passado por um companheiro de time, tentar
retardar o tempo da partida, impedir que o goleiro lance a bola com as mãos,
etc.
Tiro Livre Sem Barreira
É uma penalidade, sem que haja jogadores do outro time,
exceto o goleiro, da bola até a meta adversária. A marcação para a cobrança
dessa penalidade é de 10 metros do ponto central da meta. Outra marcação
referente a essa penalidade é uma linha traçada 5 metros depois da linha de
fundo que corresponde ao local onde o goleiro pode se adiantar nessas cobranças
de tiro livre sem barreira.
Tiro de Canto
A marcação de quadra dessa penalidade (saída de bola
sendo que ultimo toque na bola tenha sido do time que esteja defendendo a meta
de tal linha) está nos cantos da quadra. É marcada por ¼ de círculo (90 graus),
tendo um diâmetro de 25 cm (o centro desse ¼ de círculo é o vértice da quadra).
Sanções Disciplinares
⇒ Os
cartões amarelos são apresentados aos jogadores caso ocorram algumas das
seguintes infrações:
Caso o jogador
entre na quadra antes dos dois minutos de expulsão temporária
Quebrar
constantemente as regras do jogo;
Discordar por
meio de gestos e palavras das decisões do árbitro;
Ter conduta
antidesportiva;
Se dirigir aos
árbitros, anotador ou cronometrista para reclamar ou discutir sobre alguma
decisão;
Impedir ou
dificultar o reinício da partida;
Simular durante
o jogo com a tentativa de enganar os árbitros;
Abandonar a
partida sem autorização do árbitro;
Um jogador, que
não seja o goleiro, tentar defender a bola com as mãos para que sua equipe não
sofra o gol, etc.
⇒ Os
cartões vermelhos são apresentados aos jogadores caso ocorram algumas das
seguintes infrações:
Apresentar uma
conduta violenta;
Fizer jogo
brusco grave;
Realizar gestos
obscenos, grosseiros e ofensivos;
Ter duas vezes
na mesma partida uma atitude punível com cartão amarelo;
Impedir com a
mão a marcação de um gol contra sua equipe, caso você não seja o goleiro;
Cuspir em
alguma pessoa durante a partida;
Dar uma entrada
que possa comprometer a integridade física de um jogador;
Impedir de
forma ilegal a tentativa de concluir um tento;
Um jogador
reserva invadir o campo para reclamar ou atrapalhar a partida.
A Bola
A bola deve ser
esférica, feita de couro macio ou outro material previamente aprovado.
A circunferência
da bola tem o mínimo de 62 centímetros e máximo 64 centímetros nas categorias
adultas, sub-20, sub-17 e sub-15.
O peso não pode
ter menos de 400 gramas e ultrapassar 440 gramas.
Número de Jogadores
Um jogo possui
duas equipes com 5 jogadores cada, sendo que um deles é o goleiro.
Se uma das
equipes ficar com menos de três jogadores, a partida deverá ser cancelada.
Uma equipe pode
ter no máximo 9 jogadores reservas.
As
substituições podem ser feitas em qualquer momento do jogo e não possuem uma
quantidade específica.
Equipamentos dos Jogadores
♦ O jogador não pode usar nenhum objeto considerado
perigoso pelo árbitro. Exemplo: pulseiras, colares, anéis, alianças e brincos.
♦ Os jogadores devem usar: camisa de manga curta ou
comprida, calção curto, caneleiras, tênis feitos de lona, pelica ou couro
macio, meias de cano longo e caneleiras.
♦ Na entrada das equipes, os candidatos devem ficar com a
camisa dentro dos calções.
♦ O uniforme do goleiro deve ser em uma cor diferente dos
outros.
Desenho de Jogador Atuando árbitro Principal e Auxiliar:
O jogo terá um árbitro auxiliar e um árbitro principal.
Cronometrista e Anotador: Eles trabalham em uma mesa que
fica fora da quadra. O cronometrista acompanha e controla o tempo de jogo. Já o
anotador trabalha examinando as fichas de identificação dos jogadores e
comissão registra as faltas cometidas pelas equipes, controla infrações, anota
na súmula as ocorrências do jogo, etc.
Impedimento: Não existe a regra de impedimento no futsal.
Arremesso Lateral: Ocorre quando a bola passa, em sua
totalidade, pela linha lateral. A cobrança é feita com os pés do exato local
onde a ela tenha saído. O jogador que está cobrando o arremesso lateral deve
estar de frente para a quadra, com um pé no solo, sendo que esse pé deve estar
sobre qualquer parte da linha ou fora dela. A distância que deve ser respeitada
pelo adversário na cobrança desse tiro é de 3 metros para a bola. Se o
arremesso for diretamente para o gol, só será validado se houver desvio de
outro jogador (incluindo o goleiro). Caso o arremesso lateral seja cobrado de
forma incorreta, ocorrerá a reversão, ou seja, a equipe adversária ganha um
arremesso lateral.
Arremesso de Canto: Ocorre quando a bola sai totalmente
pela linha de fundo e o último a tocar seja do time que está defendendo a meta
dessa linha de fundo. Deve ser executado com um pé fixado no solo em cima da
linha ou fora da quadra. O lado a ser escolhido para a cobrança será o mais
próximo de onde a bola tenha saído. Se a bola for em direção à meta adversária
e entrar, mesmo sem desviar em nenhum jogador, o gol será validado. Uma
curiosidade é que se o arremesso for feito contra própria meta, com ou sem
desvios de outros jogadores, o gol não será validado. O tempo limite para
execução desse arremesso é de 4 segundos.
Penalidade Máxima: Um tiro direto que deve ser cobrado da
marca, propriamente feita para a execução desse lance, em que todos os
jogadores, exceto o executor do lance e o goleiro adversário, estão atrás da
linha da bola. O jogador que executa a penalidade máxima, depois da execução,
não pode encostar novamente na bola antes que outro jogador tenha encostado na
mesma. Só pode ser cobrado para frente e a cobrança deve ser feita em 4
segundos.
Duração da partida: Uma partida oficial de futsal tem
duração de 40 minutos. São dois tempos de 20 minutos e 10 minutos para descanso
(intervalo). O tempo de jogo é marcado com um cronômetro e isso deixa a partida
mais dinâmica. As punições possuem algumas semelhanças com o futebol de campo,
pelo menos no quesito dos cartões. Assim como no futebol, o futsal tem o cartão
amarelo (para a advertir do jogador) e o cartão vermelho para a expulsão. O
cartão vermelho causa a suspensão automática do jogador expulso para o próximo
jogo. O mesmo acontece com o integrante do time que receber três cartões
amarelos em partidas diferentes.
Lei da Vantagem
Os árbitros devem
priorizar a disputa de um futsal atrativo e de qualidade com a obediência às
regras. Eles devem evitar as interrupções do jogo e o excesso de uso de apito
que retiram o dinamismo do espetáculo. A Lei da Vantagem funciona como uma
garantia de que os infratores não sejam beneficiados pela paralisação do jogo.
Ok! Calil, gostei muito das imagens, mas você saberia me explicar todas essas regras? Abraço
ResponderExcluirObrigado. Não sei professor mas se me der dois dias para estudar te explico as regras aprendidas e a história, caso solicite como atividade extra apresento como seminário.
ExcluirObrigado. Não sei professor mas se me der dois dias para estudar te explico as regras aprendidas e a história, caso solicite como atividade extra apresento como seminário.
ExcluirOlá Calil e equipe, não encontrei a atividade da II Unidade. Como posso avalia-los??? Abraço
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