quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Conceito e tipos de jogos e Xadrez

Atividade do dia 25/02/2016



1-      Jogo é um termo do latim “jocus” que significa gracejo, brincadeira, divertimento. O jogo é uma atividade física ou intelectual que integra um sistema de regras e define um indivíduo (ou um grupo) vencedor e outro perdedor.  Nos últimos tempos, os jogos também tem sido utilizados como uma das principais ferramentas a serviço de educação. Enquanto o jogo é uma atividade mais própria da infância ,os adultos também o utilizam para descarregar seu estresse e sem dúvida é uma atividade de estreita realização quando se é menino já que implica uma interação social que ajudará o indivíduo no desenvolvimento para aprender e se acostumar á vida em um
meio social.

-      Existem vários tipos de jogos, alguns deles são :
- Jogos de estratégia - os jogos de estratégia se focam na sabedoria e habilidades do usuário, principalmente no que tange à construção ou administração de algo. O usuário emprega níveis de pensamento de mais alta ordem e habilidades de solucionar problemas para jogar e ganhar. EX: Xadrez, futebol, War , Banco Imobiliário , UNO.

- Jogos de ação - os jogos de ação podem auxiliar no desenvolvimento psicomotor da criança, desenvolvendo reflexos, coordenação motora e auxiliando no processo de pensamento rápido frente a uma situação inesperada. O jogador deve reagir rapidamente às circunstâncias, normalmente atirando, para continuar jogando e ganhar. EX: MMA , Boxe, Capoeira etc.

- Jogos lógicos - os jogos lógicos desafiam muito mais a mente do que os reflexos; normalmente são temporizados, determinando um limite de tempo para o jogador finalizar a tarefa. Nessa classificação estão incluídos clássicos como xadrez e damas, bem como simples caça-palavras, palavras-cruzadas e jogos que exigem resoluções matemáticas.

- Jogos de aventura - os jogos de aventura se caracterizam pelo controle, por parte do usuário, do ambiente a ser descoberto. Exemplo: RPG

-  Jogos treino e prática – os jogos de treino e prática podem ser usados para revisar material visto em aula, normalmente conteúdos que exigem memorização e repetição tal como Aritmética e Vocabulário. EX: Jogo da memória

- Jogos de Simulação – os jogos de simulação envolvem a criação de modelos dinâmicos e simplificados do mundo real. Estes modelos permitem a exploração de situações fictícias, de situações com risco: Quando bem modelado pedagogicamente, podem auxiliar na simulação de atividades impossíveis de serem vivenciadas em sala de aula, tais como um desastre ecológico ou um experimento químico. EX: Car Mechanic Simulator

- Jogos de adivinhar – ou jogos de construção são formados por charadas em seus vários níveis. Entre eles encontra-se o jogo da forca que consiste em ir adivinhando as letras de determinada palavra. EX: Cara Cara

-Jogos de passar tempo – também chamados de jogos de fazer e desfazer. Entre eles encontram-se os jogos de colorir imagens para imprimir, os jogos para a composição de fotografias e exposição posterior.

O XADREZ : Existem diversos tipos de batalhas que o ser humano pode travar, sendo muitas delas com mortes e armas. Porém, poucas estimulam a inteligência das pessoas, como é o caso do xadrez que é um dos jogos mais fascinantes do mundo. Esse jogo além da inteligência estimula a concentração, percepção, astúcia e técnica.
O xadrez é jogado em um tabuleiro com 64 casas alternadas entre brancas e pretas. Cada jogador tem 16 peças, brancas ou pretas, e cada peça tem seus próprios movimentos e importância. O objetivo é capturar o rei inimigo dando xeque-mate.
As peças do xadrez são:
- 8 peões: andam para frente (uma casa por vez) só podendo capturar outras peças que estão em posição diagonal.
- Duas torres: andam vertical e horizontalmente (quantas casas quiserem).
- Dois cavalos: andam em forma de L (3X1) podendo pular outras peças.
- Dois bispos: andam nas diagonais.
- Um rei: pode fazer o movimento das demais peças (menos o cavalo) porém ele só anda uma casa por vez.
- Rainha: faz o mesmo movimento do rei, porem anda quantas casas quiser.

Acredita-se que o xadrez começou na Índia, chegando ate os árabes. Na idade média, chegou à Europa (Itália e Espanha). No fim do século XVI iniciaram-se os campeonatos, com destaque para o espanhol Luiz Lopes e, depois dele, muitos competidores que fizeram história com suas táticas. O xadrez é atualmente o jogo de tabuleiro com maior número de fãs no mundo, principalmente desde 1948 com o início do campeonato mundial.
Existem ainda algumas variações que superam as dificuldades do xadrez convencional. Trata-se do xadrez no escuro, que tem as seguintes modalidades:
O xadrez às escuras – em que um dos jogadores não visualiza o tabuleiro, joga mentalmente.

O xadrez simultâneo às cegas – em que um jogador, sem visualizar um tabuleiro, joga simultaneamente várias partidas com vários jogadores ao mesmo tempo. O xadrez duplamente às escuras conhecido por Kriegspiel – os jogadores ficam de costas um para o outro, sem visualizar o tabuleiro. Nessa modalidade, um juiz mexe as peças em um tabuleiro, de acordo com as jogadas de cada um. Os jogadores realizam todas as jogadas mentalmente.