quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Frequência Cardíaca 3* Unidade

A frequência cardíaca é a quantidade de vezes que o coração bate por minuto e o seu valor normal varia entre 60 e 100 batimentos por minuto. Porém, ela pode variar de oscilar com a idade, atividade física ou a presença de doenças cardíacas.  

- Como tirar a frequência cardíaca?  
A frequência cardíaca pode ser medida, de forma manual, em qualquer lugar do corpo onde pode ser detectada a pulsação arterial. Nestes locais existem artérias que transmitem o pulso para superfície da pele. Podemos medir a frequência da pulsação arterial pressionando estes locais com os dedos indicador e médio e, frequentemente, as artérias também são comprimidas contra tecidos subjacentes como ossos, por exemplo. Esta medição não deve ser efetuada com o dedo polegar, pois sua forte pulsação arterial pode interferir na correta percepção do pulso aferido.

- A frequência cardíaca para mulheres e homens ( diferença entre eles ) 
 * A seguinte tabela mostra a frequência cardíaca normal para homens que praticam atividade física:
 entre 18 e 25 anosentre 26 e 35 anosentre 36 e 45 anos

Excelente
49 a 55 batimentos por minuto49 a 54 batimentos por minuto54 a 59 batimentos por minuto
Boa57 a 61 batimentos por minuto57 a 61 batimentos por minuto60 a 62 batimentos por minuto
Abaixo da média71 a 73 batimentos por minuto72 a 74 batimentos por minuto73 a 76 batimentos por minuto
Já a frequência cardíaca normal para mulheres que praticam atividade física deve ser:
 entre 18 e 25 anosentre 26 e 35 anosentre 36 e 45 anos

Excelente
54 a 60 batimentos por minuto54 a 59 batimentos por minuto54 a 59 batimentos por minuto

Boa
61 a 56 batimentos por minuto60 a 64 batimentos por minuto62 a 64 batimentos por minuto

Abaixo da média
74 a 78 batimentos por minuto75 a 76 batimentos por minuto74 a 78 batimentos por minuto


- O que é frequência cardíaca máxima ?  
* É o número máximo de batimentos que o seu coração é capaz de efetuar em um minuto. Além de testes laboratoriais para verificar FCM de um indivíduo, algumas fórmulas para estimar. Porém, para não sobrecarregar seu coração e garantir um maior controle do treinamento, os especialistas que sejam respeitadas as diferentes "zonas de treinamentos",  de acordo com o seu nível de atividade física e objetivos.

- Como determinar a frequência cardíaca em repouso?
* É o número de batimentos cardíacos durante um minuto quando se está em repouso completo. A medição da frequência de repouso deverá ser realizada quando acordar usando o monitor cardíaco, ou contando as pulsações manualmente. Os valores de repouso dependem dos seus hábitos de vida e são afectados  por diversão fatores, tais como: grau de treino, gravidade de sono, nível de stress mental.

- O que zona alvo?
* Pode ser definida baseada na frequência cardíaca, velocidade/ritmo ou cadência.

- O que é frequência cardíaca inferior e superior?
Limite inferior da frequência cardíaca que é a mínima frequência cardíaca para se ter um resultado satisfatório, que é o resultado da fórmula: limite inferior = Frequência cardíaca de repouso + (0,50*a frequência cardíaca de reserva)
Limite superior da frequência cardíaca que é o valor de corte entre o trabalho aeróbico e o trabalho anaeróbico que fica em torno de 83 % da frequência cardíaca de reserva calculado da seguinte forma: limite superior = frequência cardíaca de repouso + (0,83*frequência cardíaca de reserva)

Qualidade Física- Resistência

A Resistência, também capacidade de resistência ao cansaço,é a capacidade de poder executar,durante o maior tempo possível,um esforço estático ou dinâmico, sem diminuir a qualidade do exercício.A resistência depende de diversos fatores, tais como a velocidade, força muscular, habilidades técnicas para executar os movimentos com eficiência, a capacidade de utilizar economicamente os potenciais fisiológicos e o estado psicológico ao se executar uma atividade.

* De acordo com as necessidades do treinamento, podemos dividir a resistência em dois tipos:


- Geral: é a capacidade de desenvolver uma atividade por um tempo prolongado, envolvendo muitos grupos musculares e sistemas (SNC, neuromuscular e cardiorrespiratório). ↑duração, ↓intensidade.


- Específica: depende das particularidades de cada desporto, com seus movimentos específicos e muitas repetições. ↓duração, ↑intensidade.


Tipos de resistência:

* Aeróbica ( Dinâmica e estática) A Resistência "pura", como capacidade de suportar esforços de enorme duração,evitando a acumulação do ácido láctico, recorrendo a utilização do oxigênio e dos nutrientes para manter a atividade indefinidamente.

* Anaeróbica ( Dinâmica )  Também resistência de velocidade, ritmo de resistência ou apenas resistência. A exigência surge no exercício anaeróbico com carga dinâmica de intensidade de ritmo máximo, em consequência disso , apenas nos movimentos cíclicos ( que se repetem), pois nos movimentamos acíclicos ( executados numa só vez ) É muito  pequena   para provocar um cansaço no correspondente.

* Muscular ( Aeróbica, anaeróbica e localizada )  A resistência muscular localizada, tem como objetivo desenvolver no indivíduo uma melhor aptidão cardiovascular, seja para executar as tarefas cotidianas, seja para melhorar a resistência nos esportes. Como o próprio nome diz, essa capacidade física visa dar uma resistência maior a fadiga. Através desse tipo de treinamento, consegue-se uma definição muscular muito evidente devido ao fortalecimentos da musculatura ( tônus muscular) e da consequente oxidação da camada lípidica subcutânea decorrente do treinamento.


Resultado de imagem para resistencia fisica

Resultado de imagem para resistencia fisicaResultado de imagem para resistencia fisica