sexta-feira, 15 de maio de 2015

Futsal - Futebol de Salão




Futebol de salão (também referido pelo acrônimo futsal) é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de cinco jogadores. As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu. O goleiro, último jogador responsável por evitar o gol, é o único autorizado a segurar a bola com as mãos. A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols em 40 minutos divididos em dois tempos. Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol que ainda assim é o mais popular. Desde a sua criação até à atualidade existiram diversas variantes da modalidade assim como diversas designações, cujas regras divergem em alguns pontos. Sensivelmente desde a década de 1990 que a variante da modalidade com maior dimensão é designada de Futsal e é disputada segundo as leis e égide da FIFA, enquanto que a modalidade disputada segundo as leis da Associação Mundial de Futsal (AMF) é designada de Futebol de salão. Existe ainda uma terceira variante da modalidade designada de Showbol (também conhecida como Futebol Indoor (português europeu) sendo das três, a que tem menor divulgação mundial.
                                                                 
                                                               Fundamentos

Os principais fundamentos do futsal são:
    Passe: É quando o jogador passa a bola para um companheiro da sua equipe.
    Drible: É o ato em que o jogador utiliza-se da bola para enganar o adversário.
    Finta: É o ato de enganar o adversário sem tocar na bola.
    Cabeceio: É a ação de cabecear a bola que tem como objetivo defender ou marcar um gol.
    Chute: É a ação de chutar a bola,quando a bola estiver parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajetória em direção a um objetivo, seja este o gol, outro jogador ou tirá-la de jogo (existem varias formas de chute).
    Recepção: É a ação de interromper a trajetória da bola vinda de passes ou arremessos.
    Condução: É a ação de progredir com a bola por todos os espaços possíveis de jogo.
    Domínio de bola: Como no futebol, usam-se os pés para dominar a bola.
    Chute no gol: Com um dos pés, chute a bola no gol.

Regras


Desenho Quadra de Futsal apesar da semelhança em vários pontos com o futebol de campo, as regras do futsal são diferentes. Regras básicas foram mantidas e outras como a dimensão da quadra, as marcações, número de jogadores e formas de punição são específicas do futsal. O número de jogares no futsal, por exemplo, é de 5 jogadores, sendo que um é o goleiro. O número de reservas permitido são sete jogadores, já o mínimo deve ser cinco. Algumas regras referentes a quadra são:
 Quadra de Jogo
Um retângulo de 25 à 42 metros de comprimento e 16 à 22 metros de largura. Para jogos oficiais o mínimo de comprimento é 30 metros e o mínimo de largura é 17 metros. Nos jogos nacionais das categorias adultas e sub-20, a quadra deverá ter no mínimo 38 metros de comprimento por 18 de largura. Nas partidas internacionais o mínimo são 20 metros de largura e máximo 25 metros de largura. E deve ter no mínimo 38 metros de comprimento e máximo de 42 metros.

Metas: Os chamados “gols” ficam localizados sobre a linha de meta com altura de 2 metros e 3 metros de largura. É obrigatório o uso de uma rede presa às traves e ao solo. Essa rede deve ser de material resistente (para não furar durante o jogo) e com malhas pequenas ( para impedir que a bola passe por ela). Os postes e travessões podem ser feitos com plástico, madeira e ferro e pintados em cores diferentes da quadra de jogo.

Marcação da Quadra:
O tiro livre são os chutes cobrados após a paralisação do jogo depois de alguma infração cometida na partida. O tiro livro direto é concedido a uma equipe quando o jogador adversário apresentar as seguintes atitudes: dar pontapé, derrubar o jogador do outro time, bater, cuspir, tentar segurar o adversário, empurrar o adversário, oferecer perigo a outro jogador de maneira imprudente ou praticar uma jogada que atinja de forma perigosa qualquer jogador. A falta é anotada para a equipe e caso ela ocorra na área penal de quem cometeu, a equipe adversária executará uma cobrança de uma penalidade máxima.
Tiro Livre Indireto
Será cobrado quando o jogador adversário apresentar as seguintes atitudes: ficar com a bola por mais de 4 segundos na área penal, se o goleiro tocar ou controlar a bola que venha de um tiro lateral ou de canto cobrado por um companheiro tentar retirar a bola das mãos do goleiro, prender a bola, tentar enganar o adversário se passado por um companheiro de time, tentar retardar o tempo da partida, impedir que o goleiro lance a bola com as mãos, etc.
Tiro Livre Sem Barreira
É uma penalidade, sem que haja jogadores do outro time, exceto o goleiro, da bola até a meta adversária. A marcação para a cobrança dessa penalidade é de 10 metros do ponto central da meta. Outra marcação referente a essa penalidade é uma linha traçada 5 metros depois da linha de fundo que corresponde ao local onde o goleiro pode se adiantar nessas cobranças de tiro livre sem barreira.
Tiro de Canto
A marcação de quadra dessa penalidade (saída de bola sendo que ultimo toque na bola tenha sido do time que esteja defendendo a meta de tal linha) está nos cantos da quadra. É marcada por ¼ de círculo (90 graus), tendo um diâmetro de 25 cm (o centro desse ¼ de círculo é o vértice da quadra).
Sanções Disciplinares
Os cartões amarelos são apresentados aos jogadores caso ocorram algumas das seguintes infrações:
    Caso o jogador entre na quadra antes dos dois minutos de expulsão temporária
    Quebrar constantemente as regras do jogo;
    Discordar por meio de gestos e palavras das decisões do árbitro;
    Ter conduta antidesportiva;
    Se dirigir aos árbitros, anotador ou cronometrista para reclamar ou discutir sobre alguma decisão;
    Impedir ou dificultar o reinício da partida;
    Simular durante o jogo com a tentativa de enganar os árbitros;
    Abandonar a partida sem autorização do árbitro;
    Um jogador, que não seja o goleiro, tentar defender a bola com as mãos para que sua equipe não sofra o gol, etc.
Os cartões vermelhos são apresentados aos jogadores caso ocorram algumas das seguintes infrações:
    Apresentar uma conduta violenta;
    Fizer jogo brusco grave;
    Realizar gestos obscenos, grosseiros e ofensivos;
    Ter duas vezes na mesma partida uma atitude punível com cartão amarelo;
    Impedir com a mão a marcação de um gol contra sua equipe, caso você não seja o goleiro;
    Cuspir em alguma pessoa durante a partida;
    Dar uma entrada que possa comprometer a integridade física de um jogador;
     Impedir de forma ilegal a tentativa de concluir um tento;
    Um jogador reserva invadir o campo para reclamar ou atrapalhar a partida.
A Bola
    A bola deve ser esférica, feita de couro macio ou outro material previamente aprovado.
    A circunferência da bola tem o mínimo de 62 centímetros e máximo 64 centímetros nas categorias adultas, sub-20, sub-17 e sub-15.
    O peso não pode ter menos de 400 gramas e ultrapassar 440 gramas.
Número de Jogadores
    Um jogo possui duas equipes com 5 jogadores cada, sendo que um deles é o goleiro.
    Se uma das equipes ficar com menos de três jogadores, a partida deverá ser cancelada.
    Uma equipe pode ter no máximo 9 jogadores reservas.
    As substituições podem ser feitas em qualquer momento do jogo e não possuem uma quantidade específica.
Equipamentos dos Jogadores
♦ O jogador não pode usar nenhum objeto considerado perigoso pelo árbitro. Exemplo: pulseiras, colares, anéis, alianças e brincos.
♦ Os jogadores devem usar: camisa de manga curta ou comprida, calção curto, caneleiras, tênis feitos de lona, pelica ou couro macio, meias de cano longo e caneleiras.
♦ Na entrada das equipes, os candidatos devem ficar com a camisa dentro dos calções.
♦ O uniforme do goleiro deve ser em uma cor diferente dos outros.
Desenho de Jogador Atuando árbitro Principal e Auxiliar: O jogo terá um árbitro auxiliar e um árbitro principal.
Cronometrista e Anotador: Eles trabalham em uma mesa que fica fora da quadra. O cronometrista acompanha e controla o tempo de jogo. Já o anotador trabalha examinando as fichas de identificação dos jogadores e comissão registra as faltas cometidas pelas equipes, controla infrações, anota na súmula as ocorrências do jogo, etc.
Impedimento: Não existe a regra de impedimento no futsal.
Arremesso Lateral: Ocorre quando a bola passa, em sua totalidade, pela linha lateral. A cobrança é feita com os pés do exato local onde a ela tenha saído. O jogador que está cobrando o arremesso lateral deve estar de frente para a quadra, com um pé no solo, sendo que esse pé deve estar sobre qualquer parte da linha ou fora dela. A distância que deve ser respeitada pelo adversário na cobrança desse tiro é de 3 metros para a bola. Se o arremesso for diretamente para o gol, só será validado se houver desvio de outro jogador (incluindo o goleiro). Caso o arremesso lateral seja cobrado de forma incorreta, ocorrerá a reversão, ou seja, a equipe adversária ganha um arremesso lateral.
Arremesso de Canto: Ocorre quando a bola sai totalmente pela linha de fundo e o último a tocar seja do time que está defendendo a meta dessa linha de fundo. Deve ser executado com um pé fixado no solo em cima da linha ou fora da quadra. O lado a ser escolhido para a cobrança será o mais próximo de onde a bola tenha saído. Se a bola for em direção à meta adversária e entrar, mesmo sem desviar em nenhum jogador, o gol será validado. Uma curiosidade é que se o arremesso for feito contra própria meta, com ou sem desvios de outros jogadores, o gol não será validado. O tempo limite para execução desse arremesso é de 4 segundos.
Penalidade Máxima: Um tiro direto que deve ser cobrado da marca, propriamente feita para a execução desse lance, em que todos os jogadores, exceto o executor do lance e o goleiro adversário, estão atrás da linha da bola. O jogador que executa a penalidade máxima, depois da execução, não pode encostar novamente na bola antes que outro jogador tenha encostado na mesma. Só pode ser cobrado para frente e a cobrança deve ser feita em 4 segundos.
Duração da partida: Uma partida oficial de futsal tem duração de 40 minutos. São dois tempos de 20 minutos e 10 minutos para descanso (intervalo). O tempo de jogo é marcado com um cronômetro e isso deixa a partida mais dinâmica. As punições possuem algumas semelhanças com o futebol de campo, pelo menos no quesito dos cartões. Assim como no futebol, o futsal tem o cartão amarelo (para a advertir do jogador) e o cartão vermelho para a expulsão. O cartão vermelho causa a suspensão automática do jogador expulso para o próximo jogo. O mesmo acontece com o integrante do time que receber três cartões amarelos em partidas diferentes.
Lei da Vantagem
Os árbitros devem priorizar a disputa de um futsal atrativo e de qualidade com a obediência às regras. Eles devem evitar as interrupções do jogo e o excesso de uso de apito que retiram o dinamismo do espetáculo. A Lei da Vantagem funciona como uma garantia de que os infratores não sejam beneficiados pela paralisação do jogo.


Educação física na escola



Geralmente a educação física na escola é vista como uma disciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que Matemática, História ou Língua Portuguesa. Será que é verdade? É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias.

Infelizmente muitos professores ainda desperdiçam o tempo da aula, simplesmente dando uma bola para os alunos brincarem sem um planejamento de aula e sem o objetivo dela. A educação física não se resume apenas em correr, jogar bola ou brincar.
Ela deve integrar o aluno na cultura corporal de movimento de forma completa, transmitir conhecimentos sobre a saúde e modalidades de esportes do mundo. Esta é uma oportunidade de desenvolver as potencialidades de forma seletiva, incluindo todos os alunos na aula.